Inovação, transferência de conhecimento e capacitação profissional são uma forte linha de atuação da STEINBEIS-SIBE do Brasil. Desenvolvemos soluções educacionais integradas aos desafios institucionais, às novas tendências em gestão e aos interesses dos colaboradores, alinhando a teoria e a prática ao desenvolvimento de competências.
Nosso processo tem início na definição de competências e suas respectivas trilhas de capacitação. A partir delas, definimos cursos de curta duração, focados nos objetivos de cada trilha. Os conteúdos e as técnicas de ensino e aprendizagem foram organizados em módulos com uma duração média de 8 horas. Assim, criamos também oportunidades para intervenções pontuais, dando aos gestores capacidades e informações aplicadas às necessidades que eles atravessam em seu momento presente.
gestão da inovação
A trilha Gestão da Inovação vai além das ferramentas e dos métodos relevantes para a inovação: nela, discutimos a inovação enquanto um processo, um ativo da organização, integrando-a a diferentes abordagens de transferência de conhecimento e tecnologia.
gestão estratégica
Aborda desde conceitos, ferramentas e metodologias aplicadas à elaboração do planejamento estratégico, até todo um conjunto de capacitações alinhadas à melhoria do processo decisório, nos diversos escalões de uma organização, tornando tangíveis os objetivos, metas e ações de contribuição.
gestão de projetos
A gestão de projetos é uma ferramenta fundamental no conjunto de conhecimentos de profissionais em ambientes corporativos. Em linhas gerais, trata-se de como grupos de profissionais envolvidos em um certo empreendimento podem aumentar suas chances de sucesso a partir do uso de ferramentas gerenciais aplicadas.
gestão de processos
A gestão de processos se mostra cada vez mais importante em instituições públicas e privadas. Entender como organizações e pessoas podem gerar valor em seus processos e como aplicar soluções práticas na gestão dos processos no seu dia-a-dia são temas centrais das discussões sobre a temática.
desenvolvimento de liderança
O foco desta trilha é o comportamento gerencial. A proposta é desenvolver competências por meio de métodos científicos, alinhando os objetivos profissionais e pessoais de cada participante do programa. Assim, é possível alcançar um alinhamento do comportamento gerencial das lideranças às estratégias da organização, uma autogestão de competências, um maior engajamento das equipes à organização, além de um maior nível de consciência emocional.
O tempo entre dois módulos consecutivos é marcado pela execução do Plano de Desenvolvimento Pessoal – PDP, denominado “learning by doing”. O aprendizado está diretamente relacionado aos feedbacks que o aprendiz recebe durante o processo. A aplicação prática das estratégias vivenciadas nos workshops no dia-a-dia dos participantes propicia um ambiente singular de acertos e erros, muito valioso ao desenvolvimento pessoal. Durante esse período de experimentação, os participantes devem coletar evidências de seu desenvolvimento que serão muito úteis no workshop seguinte.