Universidade Federal do Acre traça metas para década com planejamento estratégico
A Universidade Federal do Acre (UFAC) está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de seu estado-sede. É sabido que, no último meio século, quase todas as instituições ou organizações do estado têm seus quadros profissionais (professores, enfermeiros, economistas, engenheiros, advogados, médicos, etc.) constituídos fundamentalmente por egressos da Universidade. Além do mais, trata-se da única universidade pública do estado, o que amplia sobremaneira o seu papel nas transformações socioeconômicas da região.
Nesse cenário, a UFAC precisa, de forma contínua, buscar o melhor alinhamento possível para ir ao encontro de suas finalidades, que incluem formar diplomados em diferentes áreas do conhecimento, fomentar o trabalho de pesquisa e investigação científica, bem como induzir a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, dentre outras. Para tanto, é necessário planejar um conjunto de ações que orientem tal posicionamento, o qual vem sendo delineado por intermédio do instrumento do Planejamento Estratégico, iniciado em junho de 2013.
Liderado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), e em conjunto com a GDconsult, o projeto teve a duração de 12 meses, gerando a base para a implantação de um Modelo de Gestão Estratégica a ser trabalhado pela Universidade no horizonte 2014-2023.
O projeto teve um alto grau de envolvimento da Universidade, proporcionando grande integração entre as equipes e resultados de destaque, principalmente num ano tão importante para a instituição: em 2014, foram comemorados 50 anos de fundação, 40 anos de federalização e a UFAC foi a anfitriã da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, maior evento científico do país.
Além dos 54 indicadores criados para a medição dos 19 objetivos, foram definidas de imediato 31 metas para estes indicadores – número bastante elevado para instituições que estão iniciando um processo de gestão estratégica –, além de 13 projetos estratégicos altamente desafiadores.
Quer saber mais? Acesse a página de planejamento estratégico da UFAC.