STEINBEIS-SIBE do Brasil | IMP: uma semana de intercâmbio Brasil-Alemanha
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IMP: uma semana de intercâmbio Brasil-Alemanha

IMP: uma semana de intercâmbio Brasil-Alemanha

Chegou a vez do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE participar do módulo internacional do Innovation Management Professional – IMP, curso exclusivo da STEINBEIS-SIBE do Brasil desenvolvido nos moldes de pós-graduações oferecidas pela Steinbeis University, na Alemanha. Nessa primeira semana, o grupo de trinta servidores passou por uma ampla agenda em Stuttgart, acompanhados pelo Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Leandro Damy, e Mayra Sousa, Assessora de Gestão Estratégica e Governança da instituição. Conduzindo as atividades, Fernando Quintans, Diretor da STEINBEIS-SIBE do Brasil.

Quem deu as boas-vindas ao grupo foi o Dr. Ardin Djalali, Diretor de Internacionalização da SIBE alemã. Em uma palestra, ofereceu uma visão mais ampla do contexto de Baden-Württemberg, estado onde teve origem o trabalho de Ferdinand Von Steinbeis com o ensino dual – metodologia que até hoje pauta todo o trabalho desenvolvido pela Fundação Steinbeis. O grupo teve a oportunidade de conhecer melhor a maneira como o Estado apoia a indústria local, características da educação na região e em todo o país, entre outras questões-chave para o trabalho que viria a ser desenvolvido ao longo da semana. Na sequência, ainda com foco na jornada por vir, os servidores puderam, sob a orientação de Quintans, desenvolver roteiros para melhor aproveitar as visitas e encontros que seriam realizados até o final da missão, de acordo com as necessidades de seus projetos.

Com os preparativos em dia, a jornada teve início com uma palestra de Andreas Häusler, da Fichtner Bauconsulting GmbH, com foco na metodologia BIM – sigla para Building Information Modeling. A metodologia é recorrente na construção civil nos dias de hoje, podendo se tornar padrão para todas as obras públicas no Brasil até 2021; na Alemanha, o prazo é ainda mais curto. Nos dias que se seguiram, o grupo ainda fez uma visita à fábrica da Daimler AG e à Teamtechnik, empresa que trabalha com maquinário de alta precisão e colaborou com o estabelecimento de um laboratório de inovação em uma escola local, com aspectos de robótica, experimentação, prototipação e inteligência artificial.

O modelo de educação alemão é sem dúvida um exemplo, em especial para servidores do FNDE. Portanto, nada mais natural que visitar uma escola de ensino médio – atividade reservada para a quinta-feira, em Tübingen. Lá, foi possível entender melhor a estrutura da educação no país, desde a grade curricular até a dieta nos refeitórios e como funcionam os aspectos econômicos e de financiamento de projetos.

Já a sexta-feira foi dedicada ao outro lado do processo: se falamos em um intercâmbio de conhecimentos, nós também temos muito o que apresentar aos alemães. Assim, uma série de apresentações das políticas e programas conduzidos e gerenciados pelo FNDE foram realizadas a um representante do governo alemão, que pôde ver de perto o trabalho desenvolvido pelo órgão brasileiro. E para encerrar o dia, uma consolidação das experiências da primeira semana. Afinal de contas, essa foi apenas a primeira metade de uma jornada de muito aprendizado e troca.