IFRO: processo coletivo para construir o futuro
É fácil impressionar com números – e as cifras em torno do desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Rondônia não fazem por menos: ao todo, tivemos 41 entrevistas com lideranças e outras seis com representantes de órgãos parceiros; mais de 400 respostas vindas de toda comunidade acadêmica; cerca de 700 participantes nos Fóruns de Gestão; participação constante de um grupo de aproximadamente 30 pessoas em todas as reuniões de trabalho do projeto; entre outros. Mas um olhar um pouco mais atento à jornada do IFRO mostra que, mais que os números, o que realmente impressiona são as ações desenvolvidas e seu impacto.
O plano traçado, que guiará os passos do Instituto entre os anos de 2018 e 2022, estabelece uma missão clara: “promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável. Um comprometimento social evidente, em especial desde que a parceria entre IFRO e STEINBEIS-SIBE do Brasil construiu o Planejamento Estratégico do Instituto. Aqui, tomamos a liberdade de falar em números mais uma vez: entre 9 unidades presenciais e 154 polos de educação à distância, o IFRO reúne cerca de 1100 servidores e 15 mil alunos – e dentre este último grupo, 65% são oriundos de escolas públicas, que em geral padecem de uma série de carências.
O IFRO compreende, acima de tudo, seu papel fundamental para o estabelecimento de uma Rondônia mais forte; como instituição de ensino e pesquisa, é o catalizador da verdadeira mudança no Estado, enraizada na educação. Para tanto, planejamento é fundamental. Durante a cerimônia de lançamento do PDI, que reuniu servidores, alunos e representantes da comunidade organizada em torno do Instituto, a Diretora-Geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, resumiu a importância do documento: “Para que a educação seja um sucesso, e para que possamos atender ao objetivo de formar o cidadão completo, não apenas profissional, é preciso ter o como base o PDI que vai nortear todo o IFRO”, comentou.
É também vital que todos os envolvidos sejam efetivamente parte do processo – e inclusão não é novidade para o IFRO. Durante os Fóruns de Gestão, o índice de participação de alunos sempre foi impressionante; e o IFRO sempre busca lançar mão de novas maneiras de escutar as vozes da comunidade e se fazer ouvir: transmissões online de seus principais eventos já são uma constante, e o aplicativo lançado no mesmo evento de divulgação do PDI aproxima ainda mais o corpo discente do que ocorre no Instituto.
“Participem da vida institucional”, conclamou o Reitor Uberlando Tiburtino Leite. Uma fala que encontra eco nas palavras de Fernando Quintans, Diretor Administrativo da STEINBEIS-SIBE do Brasil: “Se apropriem, debatam o PDI durante esses cinco anos”. O PDI traça uma série de metas e alinha os caminhos para alcançá-las, mas não é uma cláusula pétrea; tal qual o próprio IFRO, também evolui e se adapta, de forma a garantir que os principais objetivos sejam cumpridos. A cada três meses, uma equipe capacitada, com representantes de cada campus, se reunirá para avaliar o andamento dos projetos. Os fóruns com a comunidade também continuarão acontecendo. Porque o futuro só pode ser construído em conjunto – um princípio abraçado pelo IFRO.