STEINBEIS-SIBE do Brasil | De olho no futuro: IFAC planeja 20 anos de ações
2288
post-template-default,single,single-post,postid-2288,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

De olho no futuro: IFAC planeja 20 anos de ações

De olho no futuro: IFAC planeja 20 anos de ações

stenbeis-brasil-olho-futuro-IFAC-planeja-20-anos-acoes-ifac01

O que vai ser da sua vida daqui a vinte anos? Se pareceu difícil responder, experimente fazer um exercício de memória: olhe ao seu redor e tente perceber, mesmo que por alto, o quanto o cenário mudou nas duas últimas décadas.

Seria possível prever tantas transformações em campos como economia, política, educação? Difícil. Mas isso não significa que é impossível buscar um norte – muito pelo contrário. Com as ferramentas certas, é possível estabelecer metas e traçar um plano para alcançá-las em um período determinado. O que nos leva de volta à primeira questão: esse o desafio enfrentado pelo Instituto Federal do Acre  com a orientação da STEINBEIS-SIBE do Brasil.

O desenvolvimento do Planejamento Estratégico teve início em agosto de 2016, e ainda há muito a se trabalhar. O processo consiste na formulação de um plano com objetivos a curto, médio e longo prazo, detalhando ações que serão executadas nos próximos vinte anos. Um verdadeiro norteador, definindo as relações que o IFAC estabelece tanto em seu ambiente interno, como externo – além de auxiliar na tomada de decisões e na identificação de possíveis oportunidades e ameaças, possibilitando novas projeções, diagnósticos e melhorias dentro da instituição.

Para encontrar esse caminho, porém, é preciso levar em conta que se trata de um esforço conjunto: são duas décadas, afinal, e o instituto impacta a vida de toda uma ampla comunidade – gestores, servidores, docentes, discentes e outros tantos. O compromisso assumido vai além de uma gestão, e não pode se limitar a quem está no comando. Por isso, um dos primeiros passos que adotamos é ouvir: além dos fóruns realizados em cada campus do instituto, onde a comunidade encontra voz, também tivemos informações coletadas durante discussões realizadas com lideranças locais e questionários online. O crescimento da instituição não pode perder de vista seu papel na sociedade que a cerca.

Definido o escopo principal, na forma de nosso Mapa Estratégico, era hora de ir a fundo nos detalhes. Com as metas estabelecidas, estudamos como alcançá-las com o máximo de eficiência possível. Cada área contemplada pelo planejamento – ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura e tantas outras – ganhou uma série de indicadores, definidos com o apoio das equipes de cada setor. Quem melhor, afinal, para conhecer os desafios e possibilidades à frente?

Agora, com esses indicadores definidos e aprovados, temos pela frente mais uma etapa de diálogo: em abril, um novo encontro com a comunidade, que contará com a presença da reitora Rosana Cavalcante dos Santos. O objetivo desta nova rodada de fóruns será a apresentação do trabalho desenvolvido até aqui, além de uma coleta de dados e demandas para a construção do portfólio de projetos do instituto.

Um trabalho intenso, delicado, repleto de minúcias. Apenas assim é possível determinar uma trilha para o sucesso de uma instituição tão complexa quanto o IFAC – e ainda que não seja possível prever o futuro, podemos encontrar o caminho certo a seguir, com segurança. Que venham os desafios dos próximos vinte anos!

  stenbeis-brasil-olho-futuro-IFAC-planeja-20-anos-acoes-ifac02stenbeis-brasil-olho-futuro-IFAC-planeja-20-anos-acoes-ifac04stenbeis-brasil-olho-futuro-IFAC-planeja-20-anos-acoes-ifac03