STEINBEIS-SIBE do Brasil | Cooperação internacional em tempos de mudanças digitais
2729
post-template-default,single,single-post,postid-2729,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Cooperação internacional em tempos de mudanças digitais

Cooperação internacional em tempos de mudanças digitais

Recentemente, a turma do Innovation Management Professional – IMP realizada em parceria com a Secretaria De Educação Profissional e Tecnológica – SETEC do Ministério da Educação – MEC e o IFES – Instituto Federal do Espírito Santo passou pelo módulo internacional do programa. As duas semanas de atividades e todo o aprendizado consequente foram notícia na School of International Business and Entrepreneurship – SIBE, como você pode conferir na tradução abaixo:

Inovações são essenciais para a sobrevivência de empresas em uma era de digitalização e globalização, e não apenas no setor privado. Por todo o mundo, empresas estatais também passam por dificuldades devido às mudanças causadas por essas tendências globais. Organizações enfrentam, quase diariamente, problemas que parecem impossíveis de se resolver. Para oferecer apoio a instituições públicas e privadas nesse processo de transformação digital, a School of International Business and Entrepreneurship – SIBE oferece o programa Innovation Management Professional – IMP.

O programa teve início esse ano, em colaboração com os Institutos Federais brasileiros. Ao longo de um ano, os participantes trabalham em projetos de inovação nos mais diversos campos, com o objetivo de promover o desenvolvimento de seus respectivos Institutos através de transições digitais.

Como parte do programa, os servidores participam de sete módulos acadêmicos. Em dois destes, a SIBE envia ao Brasil cursos ministrados originalmente na Alemanha, sobre os temas “gestão da inovação” e “pesquisa de mercado”. Um módulo, dedicado ao tema “internacionalização”, é inteiramente realizado na Alemanha.

Um grupo de 38 servidores dos Institutos Federais completou o módulo de internacionalização em julho. No período em que estiveram na Alemanha, eles visitaram instituições que almejam o desenvolvimento de inovações, como universidades: a Universidade Técnica de Munique, a Universidade de Ciências Aplicadas de Aalen e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe foram parte da agenda. Em Munique, os convidados brasileiros puderam conhecer o incubador e o acelerador da própria universidade, “UnternehmerTUM”, que apoia empreendedores em todas as fases da fundação de suas empresas.

Depois de formar uma primeira impressão das inovações desenvolvidas em startups na Universidade de Munique, a delegação brasileira continuou sua jornada rumo ao “InnoCampus”, em Karlsruhe. Essa é a sede da “Smight”, uma startup que produz iluminação urbana inteligente – “inteligente” porque, além de seu propósito padrão, funciona também como posto de recarga para carros elétricos. Uma invenção fascinante, que já pode ser encontrada em algumas ruas do Brasil.

Depois de duas semanas, os brasileiros voltaram para casa com as malas cheias de novas experiências e impressões interculturais. Todo o conhecimento adquirido sobre inovações internacionais certamente ajudará esse grupo de servidores a promover o desenvolvimento dos Institutos Federais e, consequentemente, de todo o Brasil.

 

Tags: