Bruno Viotti: visão e estratégia para alcançar novos horizontes
A expansão de um negócio depende estritamente dos profissionais envolvidos. Alçar novos voos envolve, também, a busca de talentos que complementem a equipe em questões fundamentais – e essa é a chave para a entrada de Bruno Viotti no time que viria a compor a diretoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil.
Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Especialista em Planejamento Estratégico (UFCS), o atual Diretor de Projetos da STEINBEIS-SIBE do Brasil conheceu Peter Dostler e Fabio Zimmermann através da Escola Nacional de Administração Pública, onde contribui como professor desde 2008. Com o crescimento da antiga GDconsult, a empresa de consultoria começava a criar cursos próprios, estabelecer uma metodologia única; era preciso definir uma estrutura mais robusta, tanto para a execução de projetos quanto para processos internos. Bruno Viotti foi a resposta a essa primeira questão, passando a integrar o grupo em definitivo em meados de 2011.
Perguntado sobre a diretoria da STEINBEIS-SIBE do Brasil, Bruno define o grupo como uma base com perfis diferentes atuando em complementariedade. A definição não poderia ser mais precisa: seu forte perfil de execução, aliado a uma facilidade de comunicação e relacionamento com clientes, garante maior fluidez na execução dos contratos. Um caráter de ação, com um viés prático, que diz muito de seus mais de 15 anos de experiência profissional em gestão organizacional (Gestão Estratégica, Gestão de Projetos e Gestão de Processos), com formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e Master Leadership pela Business Performance Academy.
Além dos projetos da STEINBEIS-SIBE do Brasil, Bruno Viotti ainda contribui como professor da ENAP nas seguintes temáticas: Planejamento Estratégico Institucional e Elaboração e Gestão de Projetos; também atua como moderador em Oficinas de Planejamento Institucional para diversos órgãos públicos federais pela ENAP (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério do Esporte; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Governo; Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário) e elaboração do Plano Plurianual do Governo Federal.