STEINBEIS-SIBE do Brasil | A STEINBEIS-SIBE do Brasil
393
page-template-default,page,page-id-393,page-child,parent-pageid-541,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

A STEINBEIS-SIBE do Brasil

“Para ter sucesso em moldar o futuro, é preciso focar em inovação e pessoas.”

– Ferdinand von Steinbeis, 1807 – 1893

A STEINBEIS-SIBE DO BRASIL

Ainda que o marco inicial da STEINBEIS-SIBE do Brasil date de 2015, a jornada que culminou no início de sua atuação começou muito antes. Em 2002, era fundada a GDconsult, empresa dedicada a consultoria que logo criou raízes e ganhou força entre empresas privadas, como a Unimed, e especialmente em diversos órgãos do setor público nacional, como a Advocacia-Geral da União, o Banco Central, a Câmara dos Deputados, a Polícia Federal, a Receita Federal, o SEBRAE, e tantos outros, entre diferentes conselhos, institutos, fundações, secretarias estaduais e federais, governos de estados e ministérios.

Havia, contudo, o potencial e o desejo de fazer ainda mais, sobretudo em termos de intercâmbio de conhecimento – em especial, desenvolver um programa integrado a uma universidade estrangeira. Essa centelha foi o primeiro passo a aproximar a Universidade Steinbeis de Berlim e a empresa nacional, não apenas em termos de uma aliança, mas principalmente no ideal compartilhado. As filosofias se encontram no conceito de que o desenvolvimento pessoal é fundamental para o aprimoramento profissional, posto que o indivíduo é o mesmo, inserido ou não em seu ambiente de trabalho. Com estímulo e aprendizado, é possível formar não apenas funcionários mais eficazes, como também pessoas melhores. O encaminhamento de um projeto depende também do aperfeiçoamento de quem é responsável por ele.

A união de forças teve início como uma parceria de representação, mas hoje é muito maior: tão alinhada com a universidade, a GDconsult passou a ser a STEINBEIS-SIBE do Brasil. Atuando em campos que vão desde consultoria até a formação de turmas de mestrado, ela traz diretamente ao país a expertise de uma instituição de renome internacional, aliada a um vasto conhecimento do mercado nacional, seja público ou privado. Tudo isso com uma meta muito bem definida: transformar a mentalidade das organizações brasileiras. É hora de entender que profissionais mais seguros fazem a diferença. Tempo de difundir a verdadeira essência da inovação.

A FUNDAÇÃO STEINBEIS

Um homem à frente de seu tempo, Ferdinand von Steinbeis foi o grande responsável, em pleno século XIX, pelo desenvolvimento de uma estrutura industrial em Württemberg, Alemanha. Uma região desprovida de riquezas naturais que até hoje prospera, mesmo com todo tipo de demanda e pressão imposta sobre sua indústria, graças ao legado deixado por este homem, pioneiro no método de ensino dual.

Mais de um século mais tarde, o nome Steinbeis é associado a um dos mais eficientes sistemas de transferência de conhecimento e tecnologia já elaborados, seja em sua terra de origem, seja mundo afora. A combinação de teoria e prática aliada à transferência inteligente e à aplicação prática de tecnologia – os princípios básicos do método desenvolvido por Ferdinand von Steinbeis – são, hoje, mais relevantes que nunca.

A Fundação Steinbeis mantém vivo esse ideal, tornando-se sinônimo de transferência concreta e competitiva de conhecimento e tecnologia. Uma aliança eficaz de teoria e prática, ciência e negócios. Através de uma rede presente em todo o mundo, encabeçada pela Universidade Steinbeis de Berlim, a fundação trabalha desde 1971 para levar conhecimento científico para todos os campos da economia.

Parte fundamental dessa rede, a School of International Business and Entrepreneurship (SIBE), é a principal escola de negócios vinculada à Universidade, oferecendo programas de pós-graduação a profissionais de visão, que desejam contribuir de maneira efetiva para com o sucesso de seus colaboradores e suas empresas.

A natureza inovadora do trabalho desenvolvido pela Steinbeis faz com que ele mantenha o foco no futuro, sempre um passo à frente, identificando novas tendências surgindo no horizonte. Mas saber olhar para trás também é de suma importância: não se molda um futuro sem um passado. E se nos idos do século XIX, Ferdinand von Steinbeis já defendia a necessidade de adotar novas ideias vindas de outros países, colocando-as ao serviço de sua terra natal, hoje a Fundação Steinbeis está presente em todo o mundo com seu método de ensino dual e a sinergia entre teoria e prática na educação tecnológica. Com a SIBE, alunos de programas de pós-graduação são levados a conhecer em primeira mão instituições e mercados do exterior, promovendo o intercâmbio proposto pela fundação.

Nós também somos parte dessa rede. Com a STEINBEIS-SIBE do Brasil, a aliança entre teoria e prática, inovação e tradição, começa a mudar a forma de se compreender o mercado nacional.